O barroco foi uma tendência artística que se desenvolveu primeiramente nas artes plásticas e depois se manifestou na literatura, no teatro e na música. O berço do barroco é a Itália do século XVII, porém se espalhou por outros países europeus como, por exemplo, a Holanda, a Bélgica, a França e a Espanha. O barroco permaneceu vivo no mundo das artes até o século XVIII. Na América Latina, o barroco entrou no século XVII, trazido por artistas que viajavam para a Europa, e permaneceu até o final do século XVIII.
O barroco brasileiro foi diretamente influenciado pelo barroco português, porém, com o tempo, foi assumindo características próprias. A grande produção artística barroca no Brasil ocorreu nas cidade auríferas de Minas Gerais, no chamado século do ouro (século XVIII). Estas cidades eram ricas e possuíam um intensa vida cultura e artística em pleno desenvolvimento.
O principal representante do barroco mineiro foi o escultor e arquiteto Antônio Francisco de Lisboa também conhecido como Aleijadinho. Sua obras, de forte caráter religioso, eram feitas em madeira e pedra-sabão, os principais materiais usados pelos artistas barrocos do Brasil. Podemos citar algumas obras de Aleijadinho: Os Doze Profetas e Os Passos da Paixão, na Igreja de Bom Jesus de Matozinhos, em Congonhas do Campo (MG)
quinta-feira, 25 de agosto de 2011
sexta-feira, 5 de agosto de 2011
Arte Rupestre.
Há milhares de anos os povos antigos já se manifestavam artisticamente.
Embora ainda não conhecessem a escrita, eles eram capazes de produzir obras de arte. A arte rupestre é composta por representações gráficas (desenhos, símbolos, sinais) feitas em paredes de cavernas pelos homens da Pré-História. Expressava-se também através de suas esculturas em madeira, osso e pedra.
Uma civilização desconhecida deixou sua marca inscrita nas rochas da Ilha de Santa Catarina a muitos anos atrás. Ninguém sabe qual sua origem ou significado. Poucos cientistas estudaram essas inscrições e os que já o fizeram, negam se tratar de alguma linguagem ainda incógnita. Até o momento, só foram encontradas gravuras (petroglifos), não existindo pinturas (pictoglifos). Os desenhos tem motivos geométricos abstratos, representações humanas e, mais raramente, representações de animais.
Assinar:
Postagens (Atom)